As Dakota Talks são palestras sobre a história da aviação. Tiveram início como uma atividade pontual, para dar a conhecer o projeto do restauro do Dakota, e qual o processo de intervenção, mas rapidamente percebemos que o avião despertava muito interesse e que faria sentido repetir o evento, com outros temas e com outros intervenientes. As Dakota Talks continuam a ser um polo de divulgação, quer em formato físico quer virtual. Podem ser consultadas no canal de youtube do VAC.
O trabalho de voluntariado do Vintage Aero Club estende-se ao museu TAP, museu ANA, ANAC e Museu do Ar. Os voluntários participam em tarefas que passam por investigação em arquivos históricos, restauro de pequenas peças e aviões completos ou parciais. As várias parcerias com estas entidades permitem o melhor de dois mundos: a realização pessoal na preservação deste património histórico e a obrigação institucional de manter viva esta memória.
As atividades com escolas são uma das iniciativas mais interessantes do Vintage Aero Club. Estas atividades incluem visitas guiadas por um dos voluntários a museus, a eventos aeronáuticos, aulas e palestras em escolas, ou mesmo a participação dos alunos nos projetos de restauro. O objetivo é motivar os mais novos para a aeronáutica e sensibilizá-los para o contributo que os aviões antigos deram para o desenvolvimento da aviação nos dias de hoje.
O VAC tem firmadas parcerias com a TAP e ANAC, na perspectiva da divulgação da história de ambas as instituições. Estes protocolos desenvolveram já trabalhos com vista ao restauro continuado do C47B Dakota do Museu TAP, duas motas Casal Boss históricas e outros projectos paralelos. A relação com a autoridade aeronáutica nacional prevê o restauro do Centro de Voo à Vela, entre outros. Para manter activas estas actividades com estas e outras entidades, precisamos continuamente de voluntários.
O restauro do Dakota da TAP foi feito entre 2013 e 2015. Pode ver a evolução do trabalho em Grupo Dakota TAP. O projeto de restauro do Dakota DC3 da TAP envolveu um conjunto de mais de 70 voluntários e 100 funcionários da TAP Portugal, ao longo de 2 anos.O avião apresenta agora duas faces: de um lado a pintura ficou semelhante à da TAP na altura do primeiro voo da linha imperial, em 1946. Do outro lado recuperámos a pintura original apresentada pelo avião quando pertenceu à Direção Geral de Aeronáutica Civil. Está agora disponível para visitas no Museu do Ar, na Base Aérea de Sintra.
Em 2019, o VAC concorreu e ganhou a execução do projecto da criação do Centro Vivo de Aviação Clássica, em Cascais, com quase 5000 votos. Tal aconteceu ao abrigo do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Cascais, que promove as ideias das pessoas e associações do seu concelho, em benefício da sociedade. A génese deste projecto é, tal como em todos os países europeus, a criação de um centro de referência para a aviação clássica, com espaço para aeronaves vintage em condições de voo, biblioteca, salas de reunião e de workshops, oficina de restauro, palestras e divulgação aeronáutica. Tal centro irá ser construído no aeródromo municipal de Cascais, pretendendo que seja o polo de encontro de todos aqueles que queiram voluntariamente, restaurar, educar e promover a história da aviação em Portugal.
O VAC promove a história da aviação quando está presente em eventos, como a Base Aberta de Sintra, onde coopera na organização do evento, nomeadamente com aeronaves clássicas e divulgação do Museu TAP, festivais aéreos como o Careto Air Show, ENA em Castelo Branco ou Red Burros em Mogadouro. É uma presença regular no Portugal Air Summit em Ponte de Sor e no Oeiras Airshow. Está também envolvido noutras áreas de divulgação em conferências, como a que coorganiza com outros parceiros, War@Sea.